quinta-feira, 7 de junho de 2012

Discurso do Papa Bento XVI aos crismandos por ocasião do Encontro Mundial das Famílias 2012 em Milão




Estádio "Meazza", em San Siro, distrito de Milão
Encontro Mundial das Famílias 2012
2 de junho de 2012
Queridos rapazes e moças!


         É uma grande alegria, para mim, poder encontrar-vos durante a minha visita a vossa cidade. Neste famoso estádio de futebol, hoje os protagonistas são vocês!
        Saúdo o vosso Arcebispo, Cardeal Angelo Scola, e o agradeço pelas palavras que a mim dirigiu. Obrigado também a Dom Samuele Marelli. Saúdo o vosso amigo que, em nome de todos vocês, me deu as boas-vindas. Estou contente de saudar os vigários episcopais que, em nome do Arcebispo, administraram ou administram a Crisma.
       Um obrigado especial à Fundação dos Oradores Milaneses que organizaram este encontro, aos vossos sacerdotes, a todos os catequistas, aos educadores, aos padrinhos e às madrinhas, e àqueles que, em cada comunidade paroquial, foram vossos companheiros e testemunharam para vocês a fé em Jesus ressuscitado e vivo.       Vocês, queridos garotos, estão se preparando para receber o sacramento da Crisma ou receberam há pouco. Sei que cumpriram um belo percurso formativo, chamado este ano de “O espetáculo do Espírito”. Ajudados por este itinerário, com diversas etapas, aprenderam a reconhecer as coisas estupendas que o Espírito Santo fez e faz em vossas vidas e a todos aqueles que dizem “sim” ao Evangelho do Senhor Jesus. Descobriram o grande valor do Batismo, o primeiro sacramento, a porta de entrada
da vida cristã. Vocês o receberam graças aos vossos pais, que junto aos padrinhos, em nome de vocês, professaram o Credo e se empenharam para educar-vos na fé.
      
Esta foi para vocês – como também para mim, muito tempo atrás! – uma graça imensa. A partir daquele momento, renascidos da água do Espírito Santo, vocês entram para a família dos filhos de Deus, se tornaram cristãos, membros da Igreja. Agora vocês estão crescidos e podem dizer o vosso “sim” a Deus, um “sim” livre e consciente. O Sacramento da Crisma confirma o Batismo e derrama sobre vocês, com abundância, o Espírito Santo.
       Vocês mesmos agora, cheios de gratidão, têm a possibilidade de acolher seus grandes dons que vos ajudam, no caminho da vida, a tornar-se testemunhas de fé e coragem de Jesus. Os dons do Espírito são realmente
estupendos, que vos permite formarem-se como cristãos, viverem o Evangelho e serem membros ativos da comunidade. Recordem sempre destes dons:
– o primeiro é a sabedoria, que faz descobrir o quanto é bom e grande o Senhor e torna vossa vida plena de sabor, porque vocês são, como dizia Jesus, “sal da terra”;
– depois, o dom da inteligência: assim podem compreender em profundidade a Palavra de Deus e as verdades da fé;
– em seguida, o dom do conselho, que lhes guiará à descoberta do projeto de Deus sobre vossa vida;
– o dom da fortaleza, para vencer as tentações do mal e fazer sempre o bem, também quando custa um sacrifício;
–vem depois, o dom da ciência, que ensina a encontrar no criado os sinais, as impressões digitais, de Deus e a animar com o Evangelho o trabalho
de cada dia;
– outro dom é aquela da plenitude, que mantém viva no coração a chama do amor pelo nosso Pai que está nos Céus, de modo a rezar a Ele cada dia com confiança e ternura, como filhos amados;
– o sétimo e último dom é o temor de Deus, que não significa medo Dele, mas sentir por
Ele um profundo respeito e o desejo de fazer sempre Sua vontade.
        Queridos rapazes, toda a vida cristã é um caminho, é como percorrer um trajeto que sobe uma montanha em companhia de Jesus; com estes dons preciosos a vossa amizade com ele se tornará, ainda mais, verdadeira e mais estreita. Esta se alimenta continuamente com o sacramento da Eucaristia, no qual recebemos o Seu Corpo e Seu Sangue. Por isso, lhe convido-vos a participar sempre com alegria e fidelidade da Missa dominical, quando toda comunidade se reúne para rezar e escutar a Palavra de Deus e a fazer parte do Sacrifício Eucarístico.

         E aproximem-se também do Sacramento da Penitência, da Confissão: é o encontro com Jesus que perdoa os nossos pecados e nos ajuda a fazer o bem. Não deixem de fazer ainda vossa oração pessoal de cada dia. Aprendam a dialogar com o Senhor, confiem Nele, digam as alegrias e preocupações, e peçam luz e sustento para o vosso caminho.
       Queridos amigos, vocês são agraciados porque nas vossas paróquias existem os oradores. O oratório, como diz a palavra, é um lugar onde se prega, mas também onde se está junto na alegria da fé, faz-se catequese, joga-se, organizam-se atividades de serviço e de outros tipos. 
        Sejam frequentadores assíduos de vossos oratórios, para amadurecer sempre mais no conhecimento e no seguir o Senhor! Em famílias, sejam obedientes aos pais, escutem as indicações que eles lhes dão, para crescer como Jesus “em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,51-52). Em fim, não sejam preguiçosos, mas rapazes e jovens empenhados, em particular no estudo: é o vosso dever cotidiano e uma grande oportunidade que vocês têm para crescer. Sejam disponíveis e generosos para com os outros, vencendo a tentação de se colocar no centro, porque o egoísmo é inimigo da alegria.
        Se vocês agora desfrutam da beleza de fazer parte da comunidade de Jesus, vocês também podem dar vossa contribuição para fazê-la crescer e saibam convidar outros para fazer parte. Permitam-me também dizer-vos que o Senhor cada dia, também hoje, também aqui, chama-vos para coisas grandes. Estejam abertos àquilo que vos sugere e se vos chama a seguir-lo sobre o caminho do sacerdócio ou da vida consagrada, não digam não a Ele! Jesus vos encherá o coração por toda a vida!
       Queridos rapazes, vos digo com força: tenham altos ideais, sejam santos! Mas é possível ser santos na vossa idade? Respondo-vos: certamente! É o que diz também Santo Ambrósio, grande santo da vossa cidade, numa obra: “cada idade é madura para Cristo” (De virginitate, 40). E, sobretudo, o demonstra o testemunho de tantos santos colegas de vocês, como Domenico Savio ou Maria Goretti. A santidade é o caminho normal do cristão: não é reservada a poucos eleitos, mas aberta a todos. Naturalmente, com a luz e a força do Espírito Santo! E com a ajuda de nossa Mãe. Quem é nossa Mãe? É a Mãe de Jesus, Maria. A ela Jesus confiou todos nós, antes de morrer na cruz. Que a Virgem Maria zele agora e sempre pela beleza do vosso “sim” a Jesus, seu filho, o grande e fiel Amigo da nossa vida. Que assim seja!








         

Nenhum comentário:

Postar um comentário