segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Da Homilia de São Cirilo de Alexandria, bispo, proferida no Concílio de Éfeso (Homilia 4: PG 77, 991.995-996) (Sec. V)



Louvor de Maria, Mãe de Deus

          "Contemplo esta assembleia de homens santos, alegres e exultantes, que, convidados pela santa e sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, aqui acorreram prontamente. Por isso, embora eu estivesse oprimido por uma grande tristeza, este espectáculo de santos padres enche-me de alegria. Vemos realizadas nesta reunião aquelas formosas palavras do salmista David: Oh como é bom e agradável o convívio dos irmãos!
Nós Vos saudamos, ó mística e santa Trindade, que nos reunistes a todos nós nesta igreja de Santa Maria, Mãe de Deus.
          Nós Vos saudamos, ó Maria, Mãe de Deus, venerando tesouro de toda a terra, lâmpada inextinguível, coroa da virgindade, ceptro da doutrina verdadeira, templo indestrutível, morada d’Aquele que nenhum lugar pode conter, Mãe e Virgem, por meio da qual nos santos Evangelhos é chamado bendito O que vem em nome do Senhor.
          Nós Vos saudamos, ó Maria, que trouxestes no vosso seio virginal Aquele que é imenso e infinito; por Vós, a santa Trindade é glorificada e adorada; por Vós, a cruz preciosa é adorada no mundo inteiro; por Vós, o Céu exulta; por Vós, alegram-se os Anjos e os Arcanjos; por Vós, são postos em fuga os demónios; por Vós, o diabo tentador foi precipitado do Céu; por Vós, a criatura decaída é elevada ao Céu; por Vós, todo o género humano, sujeito à insensatez da idolatria, chega ao conhecimento da verdade; por Vós, o santo Baptismo purifica os crentes; por Vós, nos vem o óleo da alegria; por Vós, são fundadas as Igrejas em toda a terra; por Vós, os povos são conduzidos à penitência.
E que mais hei-de dizer? Por Vós, o Filho Unigénito de Deus iluminou aqueles que jaziam nas trevas e na sombra da morte; por Vós, os Profetas anunciaram as coisas futuras; por Vós, os Apóstolos pregaram aos povos a salvação; por Vós, os mortos são ressuscitados; por Vós, reinam os reis em nome da santa Trindade.
          Quem de entre os homens é capaz de celebrar dignamente os louvores de Maria? Ela é mãe e virgem: oh realidade admirável, oh surpreendente maravilha! Quem alguma vez ouviu dizer que o construtor fosse impedido de habitar no templo que ele próprio construiu? Quem poderá considerar ignomínia o facto de tomar a própria serva como sua mãe?
           Vede como tudo exulta de alegria; queira Deus que todos nós reverenciemos e adoremos a Unidade, que em santo temor veneremos a indivisível Trindade, ao celebrarmos os louvores da sempre Virgem Maria, templo santo de Deus, que é seu Filho e Esposo imaculado. A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém."


Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário