quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aparição de São José, na França

        No dia 7 de junho de 1660, um jovem pastor de Cotignac, Gaspard Ricard, conduzia a sua manada sobre a vertente de Bessillon, quando de repente é surpreendido por um homem imponente que num breve movimento disse : “Sou José, retire a pedra e beberás.”
      Assustado, Gaspard olhou para a pedra que era muito pesada, precisaria de oito homens para levantá-la. O pastor obedece e descobre uma fonte de água fresca que começa a fluir. Imediatamente bebe da água e, em seguida, volta a aldeia para dar a notícia. O acontecimento chama a atenção de todos, pois ocorre num local em que todos sabem ser desprovido água. São José é posto em destaque na Igreja e na França.”
          Nada mais simples e pobre que este aparecimento… como no Evangelho”, comenta o Bispo Gilles Barthe, na sua carta pastoral do 14 de Fevereiro de 1971. A água é o sinal, tão essencial na nossa fé, da nossa transformação e da vida nova. Aqui é posto em destaque o papel de intercessão de São José. No plano eterno da Providência divina, Deus quer ver José unido à Maria na oração e no coração dos cristãos, especialmente na vida das famílias.
         Após o reconhecimento pelas autoridades da Igreja, o conselho municipal aprova a construção de uma fonte no local da aparição onde, logo em seguida, foi construída uma capela. Em 1663, por intercessão do Bispo de Fréjus, o lugar é transformado num Santuário consagrado a São José. A partir de 1661 multidões começaram a visitar o local, tendo suas graças alcançadas. Sua festa foi instituída no dia 19 de março, por Luiz XIV. Festejado em todas as dioceses da França, em 1871 foi proclamado Protetor Universal da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário