sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Frases de Santa Margarida Maria Alacoque


“Deve bastar-nos que Deus esteja contente.”

“É bom caminhar pela força de seu amor em sentido contrário às nossas inclinações, sem outro prazer e contentamento senão o de não ter nenhum, porquanto deve bastar-nos que nosso bom Deus fique contente do modo e forma que lhe apraz.” 

“Submissão cega a todas as coisas em que ele vos puser e a tudo que aprouver fazer de vós e, se não em engano, nisto está compreendido tudo o que ele quer de vós.”

“Sou um círio ardente para o Santíssimo Sacramento.Será meu maior desejo de ali consumir minha vida como um círio diante de meu Bem-amado.” 

“É preciso imitar o círio ardente. Que o vosso coração seja cera branca, cujo uso apropriado é queimar. Vossa vontade será como a mecha... apropriada a ser queimada pelo fogo do divino amor...” 

“Vinde, ó fidelíssimo, terníssimo, dulcíssimo e o mais amável de todos os amigos. Vinde a meu coração!... Vinde, vida de meu coração, alma de minha vida, único amparo de minha alma, ó pão dos anjos encarnado por meu amor, exposto para meu resgate e disposto para sustento meu! Vinde saciar-me abundantemente! Vinde sustentar-me fortemente! Vinde fazer-me crescer bastante! Vinde fazer-me viver de vós e em vós, mais eficazmente, ó minha única vida e todo meu bem!” 

“Ah! como é bom amar tão-somente por amor dele mesmo... pois sem esse amor a vida é dura morte. Jesus Cristo é o único verdadeiro amigo de nossos corações que não foram feitos senão para ele só. Assim, não podem encontrar repouso, alegria, nem plenitude senão nele”

“Jesus abandonado pelos homens e tentado, traído e vendido a preço vil, acusado e condenado injustamente, esbofeteado e escarnecido, açoitado até ao sangue, despojado até à nudez com infâmia, coroado de espinhos, carregado da cruz, oprimido de injúrias, suspenso no madeiro infame na companhia de ladrões, aniquilado e sem honra diante dos homens.” 

“O diabo me fez furiosos assaltos e mil vezes teria sucumbido, não fora ter sentido um poder extraordinário que me amparava e combatia por mim.”

“Por esta falta de simplicidade dá-se inteiro poder ao inimigo para nos tornar um como joguete seu e nos enganar como quiser. Ele é muito forte, quando lhe guardamos segredos, pois que nada o confunde tanto nem o faz mais impotente a nosso respeito com a sincera acusação de nossas faltas.” 

“Um espírito estranho, pleno de orgulho e ambição não busca senão arruinar no instituto o espírito de humildade e de simplicidade que é o fundamento do edifício que Satanás procura destruir, o que não poderá executar, tendo este sagrado Coração por defensor e esteio.” 

“Minha glória deve consistir, como ele me ensinou, em ver-me como joguete do beneplácito do seu coração adorável que é todo o meu tesouro.” 

“No Coração de Jesus quero viver, padecer e agir de acordo com os seus desígnios e é por ele que quero amar e aprender a sofrer bem. Entrego-lhe todas as minhas ações, para que delas disponha conforme sua vontade e repare as faltas que cometerei.” 

“Todas as mais amargas amarguras não são mais que doçura neste adorável Coração, onde tudo se muda em amor.” 

“Queres dar-me teu coração para fazer repousar meu amor sofredor que todo mundo despreza?” 

“Querer amar a Deus sem sofrer por seu amor é ilusão.” 

“Se eu estivesse um momento só sem sofrer, acharia que meu divino Salvador me esqueceu e me abandonou.” 

“Quer faria eu se a cruz se afastasse de mim, pois é ela que me faz esperar na misericórdia de Deus.” 

“É muito certo, como dizeis, que quem ama não crê que sofra alguma coisa nem mesmo aos maiores sofrimentos; mas também me confessareis que não se pode amar sem sofrer e o amor de Deus é um tirano implacável que nunca diz: “basta”mas como é bom viver e morrer debaixo do seu império.” 

“Não nos tornamos santos senão humilhando-nos, renunciando a nós mesmos e mortificando-nos e, numa palavra, crucificando-nos em tudo e em toda parte.” 

“A cruz é o maior bem que podemos ter nesta vida, que é a conformidade com Jesus Cristo sofredor.” 

“O benefício que mais prezo, depois dele, é o precioso tesouro da cruz... É a única consolação que tenho ao longo da vida... sobretudo as preciosas humilhações que o esquecimento e o desprezo das criaturas proporcionam. Como são felizes as almas assim favorecidas no serviço do Senhor!” 

“Um coração que ama de verdade pode queixar-se na cruz ou antes no Coração de Jesus Cristo, onde tudo se transforma em amor?” 

“Direis: Oh, mil e mil vezes, eu vos dou meu coração, por intermédio da Santíssima Virgem, ó sacratíssimo, diviníssimo e adorabilíssimo Coração de Jesus.”

“Este Divino Coração é um abismo de bem no qual os pobres devem mergulhar suas necessidades; um abismo de alegria onde é preciso mergulhar nossas tristezas; um abismo de humilhação para nosso orgulho,de misericórdia pelos miseráveis , e um abismo de amor onde mergulhar todas as nossas misérias.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário