terça-feira, 21 de maio de 2013

O Espírito Santo é a alma da Igreja: dom Antônio Carlos Rossi Kelle


Pentecost Icon


        "A vinda do Espírito Santo". Este é o título do mais recente artigo de dom Antônio Carlos Rossi Keller, bispo da diocese de Frederico Westphalen, no Estado do Rio Grande do Sul, onde ele afirma que o Espírito Santo é uma pessoa divina, tal como o Pai e o Filho e que nós somos templos de Deus precisamente porque o Espírito Santo habita em nós (Cor 3, 16-17).
        De acordo com o prelado, o Espírito Santo é o autor dos livros inspirados, conhece todas as coisas, incluindo os segredos divinos mais ocultos, pois Ele mesmo é Deus, além de perscrutar o íntimo dos corações e sem nada escapar ao seu olhar divino. Ele ainda destaca que pelo Espírito Santo a Virgem Maria concebeu Jesus no seu seio puríssimo; foi Ele que inspirou todas as ações de Jesus, pois é o Espírito do Pai e Jesus não quer nenhuma coisa fora do que quer o Espírito do Seu Pai.
        "Foi o Espírito Santo que levou Jesus ao deserto e que desceu sobre Ele em forma de pomba; foi por meio d´Ele que Jesus se ofereceu a Seu Pai no altar da cruz e ressuscitou dos mortos. É também por Ele que se realiza diariamente nos nossos altares o grande milagre da transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus. Ele é o grande Consolador prometido por Jesus aos seus discípulos: ´Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que habite em vós para sempre´ (Jo 14, 16)", salienta o bispo.
       Para dom Antônio, o Espírito Santo é também a alma da Igreja, pois é Ele quem leva a cabo toda a obra de organização da Igreja, assinalando a cada um o lugar que lhe está marcado desde toda a eternidade: "Foi num só Espírito que todos fomos batizados, para constituirmos um só corpo" (1 Cor 12, 13). Segundo ele, é o Espírito Santo que opera pelo ministério dos Apóstolos toda a espécie de maravilhas nas almas e torna fecundo o apostolado; é Ele quem ora em nós e a favor de nós com gemidos inenarráveis, mesmo quando nós nem pensamos n´Ele.
        "É Ele quem põe em nossos corações os sentimentos de confiança e de afeto filial para com o Pai; é Ele quem nos santifica fazendo de cada um de nós verdadeiros filhos de Deus em Cristo Jesus. É Ele o Santificador das nossas almas. É Ele a alma da Igreja, Corpo Místico de Jesus Cristo; presente em Jesus Cristo e em cada um dos membros do Seu Corpo, constitui o laço substancial que nos une a todos a Cristo e nos une uns aos outros em Cristo."
         O bispo explica também que o Espírito Santo habita em nós como num templo. Ele acredita que o Espírito Santo é com toda a verdade o nosso espírito, porque, conforme o testemunho da Escritura, nos foi dado como o grande Dom de Deus. Dom Antônio lembra que Jesus, dirigindo-se aos seus discípulos, na tarde da Ressurreição, disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo" (Jo 20, 22); porém, foi sobretudo no dia de Pentecostes quando lhes foi dado o Espírito Santo em forma de línguas de fogo: "E todos ficaram cheios do Espírito Santo" (At 2, 4). "Aos três mil israelitas que, depois da pregação de S. Pedro, no dia de Pentecostes, se convertem e perguntam o que devem fazer, o Apóstolo responde-lhes: ´Arrependei-vos e batizai-vos no nome de Jesus Cristo e recebereis o dom do Espírito Santo´ (At 2, 38)", cita o prelado.
         Por fim, dom Antônio ressalta que a nossa sublime vocação, à imitação de Maria, é viver em comunhão de amor com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, agora na obscuridade da fé e depois no esplendor da visão beatífica. "As divinas pessoas comunicam-se a nós interiormente e estabelecem em nós uma nova maravilhosa presença. A nossa existência cristã torna-se vida espiritual, animada e guiada pelo Espírito Santo até à santidade e perfeição da caridade. Vivemos e caminhamos neste mundo segundo o Espírito de Deus", conclui."

Nenhum comentário:

Postar um comentário